Espírito e Matéria

📌 Os espíritos encarnados ocupam os diferentes globos do Universo; os não encarnados, não ocupam nenhuma região circunscrita, estão em toda parte, e são uma população invisível ao nosso redor vivendo em multidimensões.

📌 Exercem uma ação incessante sobre o mundo moral e físico, atuando sobre a matéria e sobre o pensamento, constituindo uma das potências da natureza, causa de um grande número de fenômenos até agora inexplicáveis e que encontram explicação racional no Espiritismo.

📌 As relações dos espíritos com os homens são constantes; os bons nos atraem para o bem, nos ajudam nas provas, enquanto os maus, ao contrário, nos atraem para o desequilíbrio e o desregramento.

📌 O princípio inteligente ou espírito é o que nos dá o senso moral e a faculdade de pensar. Se o pensamento fosse uma propriedade da matéria, teríamos a matéria bruta a pensar, donde se conclui que a alma independe da matéria, o cérebro é simples instrumento através do qual o espírito manifesta o seu pensamento.

Fonte: Apostila Principiante Espírita | Organização de Ricardo Santos | Fraternidade Espírita Joanna de Angelis | Maceio/AL


📌 O desenvolvimento da física moderna nos permitiu antever que o Universo, além de infinito e perfeito, é um Universo de ondas, de energias e vibrações onde as conquistas atuais da física – como a descoberta das multidimensões do espaço e outras – fornecessem bases para a ratificação do que Albert Einstein asseverou:

“A minha religião consiste em humilde admiração ao Espírito Superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos observar com nossos espíritos frágeis e duvidosos, essa convicção em um Poder raciocinante superior que se revela no universo, é a ideia que faço de Deus”.

📌 Deduz-se que há dois elementos gerais no universo: a Matéria e o Espírito, e acima de tudo, Deus – o Criador. Deus, Espírito e Matéria constituem assim, o princípio de tudo o que existe, a TRINDADE UNIVERSAL.

Fonte: Apostila Principiante Espírita | Organização de Ricardo Santos | Fraternidade Espírita Joanna de Angelis | Maceio/AL


📌 Podemos estabelecer como princípio absoluto, que todas as substâncias conhecidas ou desconhecidas são, de fato, apenas modos diversos sob os quais a matéria primitiva se apresenta, variedades em que ela se transforma sob a ação e direção das forças inumeráveis que a governam.

📌 A matéria existe de todo o sempre, é o instrumento de que o espírito se serve e sobre o qual exerce sua ação manifestando sua existência.

📌 A Doutrina Espírita em 1857, trazendo uma importante antecipação científica hoje comprovada nas pesquisas de desintegração da matéria, nos afirmava que toda matéria existente no Universo, quer seja a imponderável como a que compõe a energia e as ondas eletromagnéticas, quer seja a matéria grosseira que nos toca os sentidos, derivam de uma só e única substância primitiva: a matéria cósmica universal ou Fluido Cósmico Universal, gerador dos mundos e das formas.

📌 Esta matéria cósmica universal que enche o espaço infinito, possui forças inerentes que lhe presidem as transformações. Essas forças não são inteligentes em si mesmas, mas são direcionadas, distribuídas, visando sempre uma finalidade útil, pelo pensamento do Criador. Todo efeito inteligente modificando a matéria, tem necessariamente uma causa fora dela inteligente, que é dada pelo espírito imortal que nela atua.

Fonte: Apostila Principiante Espírita | Organização de Ricardo Santos | Fraternidade Espírita Joanna de Angelis | Maceio/AL