Deus

🌟 Deus é a origem de tudo. Importa que O consideremos em primeiro lugar. A concepção de Deus acompanha a história e a evolução cultural do homem.

✨ Também é importante lembrar que o monoteísmo judaico representou um grande avanço intelectivo e moral da humanidade. Apesar do Deus de Israel ter características humanas, herança da concepção de Deus comum as religiões primitivas que o consideravam uma espécie de super homem com paixões e sentimentos humanos.

💫 E foi Jesus que nos trouxe uma concepção simples e sintética de Deus, chamando-O ‘PAI’; Ao mesmo tempo em que temos João O definindo como ‘AMOR’ (João 1: 8 e 16).

⭐ Até chegarmos ao Espiritismo, que nos traz Deus como ‘Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas’; infinito nos Seus atributos de perfeição; Absoluto, Imanente e Transcendente. (Questão nº1 do Livro dos Espíritos: Que é Deus?).


💫 A Doutrina Espírita, no Livro dos Espíritos, questão 4, tem a seguinte pergunta: “Onde se pode encontrar a prova da existência de DEUS?”; e a resposta: “Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá”.

🌟 Assim, podemos dizer que em tudo, em se observando os efeitos se chega às causas, e para um efeito inteligente, a causa há de ser inteligente.

⭐ A eternidade e a imutabilidade das leis naturais, indicam a perfeição dessa Inteligência ‘Causal’.

✨ A existência de Deus é atestada, portanto, não só pela revelação espiritual, mas pela evidência material dos fatos, cosmológicos, históricos, morais, científicos, teológicos e filosóficos.


✨ Não podemos penetrar ainda no conhecimento da essência divina. Falta-nos aquisições e sentidos para isso.

🌟 Por enquanto, basta-nos a certeza racional de Sua existência e a consciência da necessidade de praticarmos o bem.

💫 O sentido para a compreensão de Deus só se adquire com a depuração do espírito, fato que, aliás, o próprio Jesus indicou ao dizer: “Bem aventurados os que tem puro o coração porque verão a Deus” (Mateus 5:8).

⭐ O que é possível, por enquanto, ao homem que Lhe aceite a existência, é poder racionalmente reconhecer-Lhe os atributos: Inteligência Suprema, Causa Primária, Infinito nos seus atributos de Perfeição, Absoluto, Onisciente, Onipotente, Imanente, Transcendente, Imaterial, Eterno, Imutável, Único, Infinitamente Sábio, Misericordioso, Justo e Bom (O Livros dos Espíritos – Questões 10 a 13).