A Codificação Espírita e a Conscientização Espiritual da Humanidade

✨ Os fenômenos espirituais são de todas as épocas como atesta a História.

✨ Surgiram com o próprio homem, com a sua mediunidade, que é faculdade decorrente da sua capacidade de pensar.

✨ Percebemos inclusive em livros como a Bíblia, o relato de inúmeras passagens, que demonstram a interação do chamado plano espiritual com o nosso plano físico.

✨ Evidentemente que o processo de conscientização para a compreensão dos fenômenos espirituais como submetidos às leis da natureza, foi longo, exigiu amadurecimento científico e cultural da humanidade.

✨ Foi evoluindo, passando por longos períodos de misticismo teológico, endeusamentos e incompreensões, temores e fanatismo.

✨ O processo foi lento, porém dirigido, e em nossa época, com a Doutrina Espírita, o que era espiritualismo místico ou teológico, passou a ser espiritismo científico, atendendo as exigências do desenvolvimento da racionalidade humana.

Fonte: Apostila Principiante Espírita | Organização de Ricardo Santos | Fraternidade Espírita Joanna de Angelis | Maceio/AL


Sabemos que quando estamos preparados para conhecer certas coisas, pequenos fatos a elas relacionados são capazes de atingir o nosso raciocínio desencadeando uma nova compreensão dos fenômenos.

Por exemplo, ‘a queda da maçã, levando Newton a estabelecer a lei da Gravitação Universal.

Allan Kardec, com sua grande bagagem cultural, pode compreender que por trás dos fenômenos das mesas girantes, havia algo de sério e de maior significação para a humanidade.

Onde as pessoas não conseguiam tirar qualquer proveito ou fazer uma análise mais profunda, Kardec viu a chave para a compreensão de todos os problemas e a resposta à todas interrogações humanas.

Fonte: Apostila Principiante Espírita | Organização de Ricardo Santos | Fraternidade Espírita Joanna de Angelis | Maceio/AL


Deus, nosso Pai, nos fez a sua imagem e semelhança, nos criando simples e ignorantes, porém, com potencialidades divinas e dotados de livre-arbítrio para que tivéssemos o mérito das nossas conquistas e a responsabilidade dos nossos atos.

Sendo Ele Amor, Misericórdia e Providência infinitos, nunca nos deixou órfãos em nenhuma fase de nossa existência.

Insculpiu Suas leis em nossa consciência, nos dotou de inteligência e racionalidade, nos facultou a mediunidade e nos enviou missionários em todas as etapas da nossa evolução para que pudéssemos aprender com seus exemplos e ensinamentos, promovendo a ampliação da nossa consciência como seres espirituais, sempre de acordo com nossa capacidade de entendimento.

Foi aplicando essa ‘didática divina’ que tivemos, por exemplo, com Moisés, as noções de Justiça; com Jesus, o Espírito mais perfeito que Deus nos enviou como guia e modelo, as noções do Amor; e, através da Doutrina dos Espíritos, recebemos as conotações da Verdade. (Livro dos Espíritos – Allan Kardec)

Fonte: Apostila Principiante Espírita | Organização de Ricardo Santos | Fraternidade Espírita Joanna de Angelis | Maceio/AL