História

Fraternidade Espírita Joanna de Ângelis - FEJA
Fraternidade Espírita Joanna de Ângelis – FEJA

Nossa História

REALIDADES E PERSPECTIVAS DE FUTURO

Fundada em 08 de junho de 1986, vem nos últimos 20 anos desenvolvendo um trabalho intensivo de estudo, assistência e promoção social, espiritual e material a todos que a buscam.

A história da FEJA é eivada de abnegação, esforço e solidariedade de seus membros fundadores, que em sua maioria permanece, até hoje, à frente do ideal que abraçaram, quando resolveram unir-se para estudar a Doutrina Espírita. As primeiras reuniões, os primeiros passos, as primeiras alegrias, aconteceram no clima aconchegante do ambiente familiar: a residência do Sr. Girvan Cardoso, na Jatiúca.

O Grupo cresceu em número e em ideais a atingir. O Movimento Espírita de Alagoas ganhava mais uma Instituição a engrossar as fileiras da divulgação do Cristianismo Redivivo: a Doutrina Consoladora dos Espíritos.

foto-historica-01

foto-historica-01

A FEJA é recebida nas dependências do Lar São Domingos, para aí ampliar suas atividades de Centro Espírita, coadjuvando nas tarefas do próprio Lar, num esforço conjunto pelas Crianças que vem fazendo até hoje.

Fato digno de nota é que essas duas Instituições: FEJA e Lar São Domingos parecem ligadas por laços invisíveis, como que atreladas por compromissos similares em relação à Doutrina e às Crianças.

Dividem de comum acordo, as atividades referentes à partes espiritual e material. A FEJA incumbe o estudo da Doutrina, assistência espiritual, social, a evangelização infanto-juveníl, e etc.

Tendo sempre em mente as palavras de Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, é o estudo da Doutrina Espírita o ponto de destaque para a FEJA, onde acredita que o trabalhador esclarecido nos postulados Espíritas promove sua própria melhoria, executando, na Instituição, as tarefas que lhe são designadas com segurança e equilíbrio. O Estudo, na FEJA, é a porta de entrada para quantos buscam orientação e amparo à Luz do Evangelho de Jesus.

Contando com mais de 90 trabalhadores (sem contar com os sócios contribuintes), desenvolve to­das as atividades de um Centro Espírita (ver quadro com atividades).

foto-historica-02

foto-historica-02

Todas essas atividades são desenvolvidas em nossa sede que fica localizada no espaço físico do Lar São Domingos no bairro de Mangabeiras em Maceió/AL.

A partir de 15 de março de 1995, com a inauguração da “Casa de Noemi”, surge mais um parceiro o Lar Fabiano de Cristo, e as três Instituições passam a trabalhar em conjunto atendendo, a princípio, 50 famílias e 200 crianças, hoje o trabalho atende 240 famílias e 1000 crianças e jovens de 2 a 18 anos. Nessa parceria a FEJA entra com a “mão de obra de amor”, que é o trabalho voluntário nas áreas de assistência as famílias e evangelização.

Atualmente, além dos trabalhos em conjunto com o Lar São Domingos e a participação no Movimento Espírita do estado de Alagoas, todos os nossos esforços estão sendo envidados para ampliarmos as dependências de nossa sede, cujo projeto consta de um grande auditório (700 pessoas), salas de estudo, assistência social, aplicação de passes, reunião mediúnica, reunião de desobsessão, entre outras.

foto-historica-03

foto-historica-03

As perspectivas de futuro da FEJA são ampliar seu raio de ação: no plano material tendo uma atuação mais efetiva no campo da Assistência e Promoção Social, na formação e qualificação profissional, promoção de eventos culturais, e eventos que venham contribuir para crescimento do ser; e no campo espiritual, para prestar maiores esclarecimentos doutrinários e dar oportunidades do trabalho voluntário aos que desejam atuar na seara espírita, contribuindo para a grande obra do Mestre Jesus: a implantação do Reino de Deus em nosso Planeta; a consolidação do Evangelho na Pátria do Cruzeiro.

Marluce Ferreira